Auditor Tributário do DF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contabilidade - Princípios Contábeis 02

Ir para baixo

Em relação aos interesses dos principais usuários da informação contábil, assinale a afirmativa incorreta.

Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Bar_left0%Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Bar_right 0% 
[ 0 ]
Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Bar_left0%Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Bar_right 0% 
[ 0 ]
Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Bar_left100%Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Bar_right 100% 
[ 5 ]
Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Bar_left0%Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Bar_right 0% 
[ 0 ]
Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Bar_left0%Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Bar_right 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 5
 
 

Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Empty Contabilidade - Princípios Contábeis 02

Mensagem  Ronan Ter 29 Jun 2010, 18:45

...
Ronan
Ronan

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 40
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade - Princípios Contábeis 02 Empty Re: Contabilidade - Princípios Contábeis 02

Mensagem  Ronan Qua 30 Jun 2010, 23:28

GABARITO: C

COMENTÁRIOS:

De acordo com a Resolução no 1.121/2008, do CFC, que aprovou a NBC T 1 – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis

Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação. Essas necessidades incluem:

Investidores. Os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz. Eles necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.

Ou seja, os acionistas atuais da empresa têm grande interesse na sua rentabilidade atual. Logo, a alternativa “a” está CORRETA.

Por outro lado, os investidores que podem se tornar acionistas futuros efetuam um confronto da rentabilidade da empresa comparando com as diversas opções existentes no mercado. Logo, a alternativa “b” está CORRETA.

Empregados. Os empregados e seus representantes estão interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores. Também se interessam por informações que lhes permitam avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego.

Logo, os empregados analisam a capacidade da empresa em efetuar o pagamento dos salários e em sua capacidade de expansão. A alternativa “e” está CORRETA.

Credores por empréstimos (financiadores). Estes estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.

Portanto, os financiadores concentram-se na capacidade de a empresa pagar os valores dos financiamentos e dos juros. A alternativa “d” está CORRETA.

Fornecedores e outros credores comerciais. Os fornecedores e outros credores estão interessados em informações que lhes permitam avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos. Os credores comerciais provavelmente estão interessados em uma entidade por um período menor do que os credores por empréstimos, a não ser que dependam da continuidade da entidade como um cliente importante.

Clientes. Os clientes têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando têm um relacionamento a longo prazo com ela, ou dela dependem como fornecedor importante.

Governo e suas agências. Os governos e suas agências estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam também de informações a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes.

O governo foca na análise lucro apurado pela empresa (regime de caixa ou regime de competência, dependendo da forma de tributação) para determinar o imposto a ser pago.

Por exemplo, nas grandes empresas, o regime de apuração é pelo lucro real, onde deve ser adotada a competência para a apuração do imposto a ser pago. Por outro lado, há opção de apuração pelo regime de caixa quando a empresa é tributada pelo lucro presumido ou pelo Simples Nacional.

A alternativa “c” está INCORRETA.

Público. As entidades afetam o público de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuição substancial à economia local de vários modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais. As demonstrações contábeis podem ajudar o público fornecendo informações sobre a evolução do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes.
Ronan
Ronan

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 40
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos